quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AGRADECIMENTOS II

Eu não poderia deixar de postar meus agradecimentos primeiramente a LIJUEJ, por ter reconhecido o meu 2º Dan após meus 25 anos como Faixa Preta, é uma honra poder fazer parte do quadro de graduados desta tão conceituada instituição. Nesta estrada da qual venho trilhando ensinando o judô a crianças, que às vezes me surpreendo quando as encontro, pois hoje já são Doutores na vida.

Igualmente sou grato ao Amigo e agora  Kodansha o Sensei Luiz Carlos Ferreira de Souza  (6º Dan), por seu empenho junto a banca examinadora da Liga para o reconhecimento desta promoção. Quando em outrora eu o recebia como aluno, hoje é ele que me recebe na mesma condição, o que é uma honra para mim.

Como já havia feito em postagem anterior (AGRADECIMENTOS – 06/11/2011) o Sensei Luiz Carlos foi um daqueles amigos que estavam presentes na hora certa, quando precisei de uma palavra amiga.
Obrigado a Lijuerj e um obrigado especial ao bom amigo e Sensei Luiz Carlos. 





                                                                                                                    

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

II EXAME DE GRADUAÇÃO DE 2011

                         No dia primeiro de dezembro às 18:00hs, foi realizado o II exame de graduação dos alunos da Escolinha de judô do Colégio São José. Com a presença dos familiares, os alunos foram avaliados em suas condições técnicas para aprovação de uma nova graduação.

 Os alunos participantes neste evento foram:

1 - Carlos Henrique da Silva Mussel -  faixa Amarela
2 - Daniel Teixeira Damas -  faixa Amarela
3 - Paulo Roberto Bastos Fontinha -  faixa Amarela
4 - Bruno Amaury Kreischer Cilento -  faixa Azul
5 - Matheus Vitalle Guarabyra Mollter - faixa Azul

                     No término do evento todos os alunos presentes, receberam das mãos do Sr. Francisco Augusto Pereira Carneiro,  uma condecoração por honra ao mérito, por dedicação ao esporte.

 Parabéns a todos os atletas por alcançarem nova graduação, e deseja a todos  u FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alunos competem em 2012

Com o apoio do Colégio São José, os alunos da Escolinha de Judô (Activity Center),
Passarão a disputar os eventos da Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro.
Os alunos seguem com o propósito de continuarem os treinamentos durante as férias escolares, para quando iniciar o circuito de competições, estarem todos em condições de participar.
O colégio São José está de parabéns, por mais este incentivo ao esporte.

domingo, 6 de novembro de 2011

Agradecimentos

            Não poderia deixar de postar meus agradecimentos a todas as pessoas que estiveram comigo, durante esta longa estrada que venho trilhando ao longo dos anos.
            Por todas as fases que passei. Algumas acreditem, me deixaram de joelhos, mas sempre tive a presença de um amigo. para me dar forças necessárias para continuar a caminhada.
            A todos estes amigos que estiveram presente em minha vida; não citarei nomes para não esquecer ninguem e ser injusto, mas cada um sabe a importancia que teve nestas passagens.
           O meu muito obrigado a todos, e que Deus ilumine a vida e a 
                                                       familia de todos.

                                                                                                                   Alexandre Benvenuti

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

EU E O JUDÔ


Há 35 anos atrás (1976), começava eu a treinar judô na Judô Escola Nippon sob a orientação do professor Sebastião Teixeira de Abreu,
Filiado pela Federação Fluminense de Judô.

         Com poucos anos de treinamento já como faixa Roxa, empunhava a responsabilidade de transmitir alguns conhecimentos aos alunos de nossa filial (Corrêas). Como faixa marron em 1984 já assumia definitivamente a responsabilidade de preparar as equipes para as competições,
        
         Em 1986 me preparava para prestar exame para Shodan, como parte desta preparação o Prof. Sebastião me incumbiu à tarefa de ministrar um curso de Defesa Pessoal, a quatro regimentos do PELOPES (Pelotão de Operações Especiais) do Exercito Brasileiro.

         Tal Curso foi determinante para o meu reconhecimento como Shodan no Curso preparatório de faixas pretas no CIAGA (Centro de Instruções Almirante Graça Aranha) coordenado pólo Shiran Faustino.

         Desde então venho ministrando aulas de judô na Cidade de Petrópolis, desenvolvendo projetos Sócias como o JAT (Judô ao Alcance de Todos) que foi desenvolvido durante 2 anos no Ciep de Corrêas.

         Participação também como professor no projeto PID (Projeto de Iniciação Desportiva)da Prefeitura de Petrópolis, ministrando aulas nos colégios do Caetitú e Padre Corrêa, durante 3 anos.

         Em 2003, retorno a Corrêas, agora com meu próprio Judô Clube
Instalando-me no Esporte Clube Corrêas, onde tive a oportunidade de representar o clube em competições junto a FJERJ.

         Desde de 2007, respondo  junto ao Colégio São José, pelo judô no programa Activity Center.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Torneio Interno

Nesta segunda - feira (31/10), foi disputado a final do Torneio Atleta do Mês.
Os atletas mostraram grande empenho em conquistar a guarda do troféu.
Os classificados de Novembro:

Primeiro colocado : Carlos Henrique da Silva Mussel
Segundo colocado : Igor Dayrell Goncalves
Terceiro colocado : Vitor Dayrell Goncalves

PARABENS AOS ATLETAS

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

      ALUNOS DO JUDÔ DISPUTAM TORNEIO INTERNO

Motivados pelos jogos Pan Americanos, os alunos do judô durante o mês de outubro
participaram do Torneio Atleta do Mês.
Sendo dia 31/10 a final do torneio de outubro.
O campeão do torneio será guardião de um troféu, que estara em disputa durante o mës de Novembro. 
O atleta que consquistar o torneio por 2 vezes, terá o troféu em definitivo. 
Parabéns aos atletas participantes.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

GOSHIN JUTSU - O JUDÔ APLICADO COMO DEFESA PESSOAL

A partir do segundo semestre, as aulas de judô no Colégio São José para participantes acima de 10 anos serão voltadas para a prática da Defesa Pessoal (Goshin Jutsu), nao somente como esporte de competição.
Atendendo uma reinvidicação dos pais dos alunos aulas terão um objetivo diferente usar o judô como defesa pessoal para que o praticante possa ultilizar o judô na necessidade do dia a dia.
O Goshin Jutsu, além de aprimorar a parte do condicionamento fisico melhora em muito a auto estima do participante.
As aulas serão ministradas nos seguintes horários:
 Segundas e Quartas feiras:De 17:00 às 18:30hs. (De 11 a 15 anos)
Segundas e Quintas feiras:De 18:30 as 20:00hs( Alunos acima dos 15anos)


 As matrículas estão abertas também  a não alunos do colégio São José. 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia das Mães

                 
           DIA DAS MÃES

O ultimo dia 06 de maio (sexta-feira), foi marcada por uma tarde de muita    descontração no Colégio São José, neste dia tivemos várias atividades em comemoração ao dia das Mães.
Como não poderia ser diferente a Judô Escola Benvenuti participou desta comemoração com atividades interativas de judô, onde algumas mães, puderam   participar de atividades junto com seus filhos.
Assim, de maneira bastante estimulatíva as mães demonstraram o quanto o apoio dos pais nas atividades esportivas é importante, e a criança vendo a mãe participar daquele momento que era só dela, retribui com um largo sorriso e um brilho intenso no olhar.
                                                    Participação

                                               Interatividade !

                                            Recreação e ludicidade
                                                         
                            Apresentação do grupo 
                            no salão do colégio

quinta-feira, 17 de março de 2011


 Judô Infantil X Competição


Criança e esporte: os dois só podem caminhar juntos.
Até que ponto, devemos estimular uma criança a participar de eventos competitivos? Até que ponto esta criança está verdadeiramente amadurecida para enfrentar uma derrota quando todos (pais e professores) esperam que ela vença?
O judô tem a grande missão de agregar valores à vida do ser humano. Foi preocupado com o bem estar do indivíduo que nosso grande mestre, Dr. Jigoro Kano, criou a nobre arte.
De certo que a competição esportiva tem seu papel também na formação da criança, mas o resultado deste evento só é benéfico, seja a criança vitoriosa ou não, quando ela já tem amadurecimento suficiente para entender que mediante a derrota é que existe a necessidade de superação, que a derrota não sirva de estímulo à desistência.
O tema criança e esporte de competição têm ocupado um considerável espaço nos meios acadêmicos e escolares. O destaque que se tem dado a esse problema não é proposital e trata-se de uma das questões mais polêmicas e complexas que os pesquisadores enfrentam no campo da competitividade infantil. Isto significa que, quando se fala em esporte, as pessoas imediatamente associam às crianças e/ou adolescentes a competição de alto desempenho.
Ao invés de promovermos competições infantis, devemos sim estimular as crianças a participarem de eventos que sejam prazerosos e divertidos para ela e que venham a integrá-la ao esporte. Só assim os pais se sentirão atraídos a  estimularem a participação de seus filhos. Conseguiremos com eventos desta natureza a tão desejada massificação do esporte.

Alexandre Benvenuti
Judô Escola Benvenuti
Petrópolis – R.J.

quinta-feira, 10 de março de 2011

JUDÔ NAS ESCOLAS


O MEC e a Confederação Brasileira de Judô caminham juntos pra inserir o Judô como modalidade esportiva nas escolas publica e Universidades.
            Usando o principio do judô que é a disciplina e a superação sobre as dificuldades encontradas no dia a dia, o judô tem muito a contribuir para o rendimento pedagógico da criança. Haja vista que um dos quesitos para a criança galgar graduações no judô escolar é justamente o bom rendimento pedagógico, ou seja, boletins com boas notas.
            O estudo é como o esporte. Para se sobressair, o atleta tem de estar sempre se superando.
            Nas escolas o judô é praticado com peculiaridade especificas, reforçando o caráter lúdico, a introdução a etiqueta característica do esporte e o desenvolvimento neuro-psicomotor.

           
·        O fundador do judô, Jigoro Kano, era educador e foi dono de escola de inglês antes de abrir sua academia. O "Pelé do tatame", Yasuhiro Yamashita, invicto ante estrangeiros nas 559 lutas que fez, atualmente ensina na graduação de professores em uma faculdade de educação física.
Um exemplo remoto e um atual ilustram a ligação entre a modalidade e o ensino. Um vínculo tão forte que leva o país de maior êxito nos tatames a ter o judô como disciplina escolar.
No Japão, que tanto se orgulha de ser o berço de uma das raras modalidades olímpicas em que os contendores se curvam em sinal de respeito antes e após o combate, o judô transcende a importância esportiva. (Fonte: folha.uol.com.br)


Os encontros e horários para a prática do esporte variam de instituição para instituição, mas normalmente são realizados duas vezes por semana.  Não há contra-indicações, podendo ser praticados por crianças de ambos os sexos, a partir dos quatro anos. As aulas ocorrem, normalmente, com brincadeiras e jogos recreativos, como forma de aquecimento. Logo a seguir, há o desenvolvimento das  técnicas, inserindo os golpes e regras do judô. Para o encerramento, os professores usam, em muitos casos, a prática da caminhada, através de volta calma, com o objetivo de diminuir os batimentos cardíacos e, por fim, um alongamento final. Em muitas escolas são inclusive realziadas durante o ano escolar, atividades para iniciantes e trocas de faixas na própria escola ou em outros estabelecimentos.









sexta-feira, 4 de março de 2011

JEB - Reativa suas atividades

Judô Escola Benvenuti, reativa suas atividades,
no colégo São José (Rua Montecaseiros - Centro - Petrópolis)
integrando o programa de incentivo ao esporte do Colégio (CSJ Activity Center).
Com uma metodologia voltada para a práticia esportiva escolar, a JEB, emprega o judô pedagógico]
mais preucupado em aplicar a disciplina, mas sem deixar a escencia do judo de lado.
Os horários dos treinos ficaram divididos em dois turnos:

JUDÔ I - (crianças até 10 anos) - Terças e Quintas-feiras de 17hs e 30min. as 18hs e 30min.
JUDÔ II - (crianças acima de 10 anos) - Segundas e Quartas-feiras de 17hs e 30min. as 18hs e 30min.

A prática do judô também é aberta para não alunos do colégio.
Realizado no Colégio São José pela FJERJ
curso de aperfeiçoamento de kata, ministrado pelo
Sensei Luiz Alberto dos Santos (5o Dan). de São Paulo.
          "O Prof. Luis Alberto dos Santos, detentor de 26 títulos Mundiais de Katas."