sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A importância no treinamento dos katas


A primeira pergunta é: O que é kata? traduzindo para o português kata significa "forma", o Judô é conhecido no mundo inteiro pela sua disciplina, pela sua técnica eficiente e por ser uma arte marcial na qual se respeita o passado, os mais graduados, os mais velhos, o "TRADICIONAL". Pensando nesta linha de raciocínio, por ser tradicional o "kata" é muito importante, no Judô existem diversas "formas": formas de saudação, formas de segurar no kimono, formas de se movimentar,formas de realizar a queda, etc...Existem sequências de técnicas especificas que são os Katas do Judô, são realizados em dupla:um judoca realiza a ação (TORI) e o outro sofre a ação(UKE).
Ao iniciar no Judô o aluno irá aprender a base, os fundamentos. Em um segundo momento o judoca deverá se aprofundar, estudar tanto as técnicas quanto a filosofia do Judô e uma das formas mais naturais e eficientes são os "Katas".
Para que possa ocorrer aprendizado, evolução e compreensão no Judô o treino dos "Katas" são de extrema importância. Cada ano que passa o Judô competitivo ganhou novos adeptos e uma maior visibilidade no mundo e na mídia, com isso de forma equivocada muitos alunos iniciantes tem o foco apenas nas competições, nos combates (Shiai). O próprio criador do Judô, Professor Jigoro Kano , disse:

"O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar."(Jigoro Kano)
A competição não é o objetivo no Judô e sim um meio para o seu aprendizado, o intuito desse artigo não é diminuir o sucesso dos competidores de Judô e sim mostrar a importância do Kata no estudo do Judô, infelizmente hoje em dia ser faixa preta e/ou competidor não é sinônimo de sabedoria e excelência na técnica de judô, incluindo os Katas, como tudo no mundo não se pode generalizar realmente existem esses praticantes de judô, mas existem por outro lado judocas e maravilhosos professores que se dedicam ao verdadeiro Judô. (Por Kleber Salles)