quinta-feira, 10 de março de 2011

JUDÔ NAS ESCOLAS


O MEC e a Confederação Brasileira de Judô caminham juntos pra inserir o Judô como modalidade esportiva nas escolas publica e Universidades.
            Usando o principio do judô que é a disciplina e a superação sobre as dificuldades encontradas no dia a dia, o judô tem muito a contribuir para o rendimento pedagógico da criança. Haja vista que um dos quesitos para a criança galgar graduações no judô escolar é justamente o bom rendimento pedagógico, ou seja, boletins com boas notas.
            O estudo é como o esporte. Para se sobressair, o atleta tem de estar sempre se superando.
            Nas escolas o judô é praticado com peculiaridade especificas, reforçando o caráter lúdico, a introdução a etiqueta característica do esporte e o desenvolvimento neuro-psicomotor.

           
·        O fundador do judô, Jigoro Kano, era educador e foi dono de escola de inglês antes de abrir sua academia. O "Pelé do tatame", Yasuhiro Yamashita, invicto ante estrangeiros nas 559 lutas que fez, atualmente ensina na graduação de professores em uma faculdade de educação física.
Um exemplo remoto e um atual ilustram a ligação entre a modalidade e o ensino. Um vínculo tão forte que leva o país de maior êxito nos tatames a ter o judô como disciplina escolar.
No Japão, que tanto se orgulha de ser o berço de uma das raras modalidades olímpicas em que os contendores se curvam em sinal de respeito antes e após o combate, o judô transcende a importância esportiva. (Fonte: folha.uol.com.br)


Os encontros e horários para a prática do esporte variam de instituição para instituição, mas normalmente são realizados duas vezes por semana.  Não há contra-indicações, podendo ser praticados por crianças de ambos os sexos, a partir dos quatro anos. As aulas ocorrem, normalmente, com brincadeiras e jogos recreativos, como forma de aquecimento. Logo a seguir, há o desenvolvimento das  técnicas, inserindo os golpes e regras do judô. Para o encerramento, os professores usam, em muitos casos, a prática da caminhada, através de volta calma, com o objetivo de diminuir os batimentos cardíacos e, por fim, um alongamento final. Em muitas escolas são inclusive realziadas durante o ano escolar, atividades para iniciantes e trocas de faixas na própria escola ou em outros estabelecimentos.